Já faz duas semanas que venho pensando nesse tema que vou abordar hoje, e será hoje, porque pela manha este assunto me indignou mais ainda.
É o seguinte.
Tem três campanhas no ar que falam a mesma coisa, do mesmo jeito e com o mesmo padrão de comunicação. Se estas campanhas fossem do mesmo cliente estaria mais do que correto, a empresa investir em campanhas diferentes com a mesma mensagem, mas NÃO é do mesmo cliente.
O caso é o seguinte.
campanha 1 - Itau e Unibanco se uniram e agora você tem o melhor dos dois bancos
Campanha 2 - Santander e Real se uniram e agora você tem o melhor dos dois bancos
Campanha 3 - banco do Brasil e Nossa Caixa se uniram e agora você tem o melhor dos dois bancos
É IMPRESSIONANTE, a primeira vez que ouvi a campanha do Santander no rádio achei que era a do Itau, de tão parecido.
CARAMBA. São clientes com budget alto, que contratam as melhores agências de publicidade do país, quiçá do mundo e aceitam uma MERDA dessa!!!!! Será que as campanhas foram criadas simultaneamente e aprovadas na mesma data em cada cliente? será que ninguém pensou em mudar a campanha já que a do concorrente está igual e saiu na frente?
Esta é a grande prova de que, mesmo com dinhieiro, se não se tiver criatividade, não se faz coisas boas.
Nota. Vocês já repararam que estão alaranjando as campanhas do Unibanco? agora tem poltrona laranja no fundo, alguém de roupa laranja passando. Este é um movimento de aproximação das marcas Unibanco e Itau paraembreve unificar as duas. será que vão avermelhar o Real?? Ou amarelar a Nossa Caixa??
Fala ai, o que você acha disso?????
Agora vou fazer minha defesa. Defesa de um criativo frustrado com a profissão. De uns anos pra cá, os Gerentes de Marketing estão ferrando com a vida dos criativos. No estilo do filme King King: "adorei o filme, mas TIREM o macaco"... Conheço profissionais dessas agências e sei que são altamente criativos. Mas isso é claramente influência/exigência de Gerentes de Marketing sem ousadia, medrosos... Eu passo por isso diariamente. Quando consigo aprovar algo que não é o que eles esperavam, eu solto rojões! Com certeza os concorrentes quiseram falar a mesma coisa, não quiseram arriscar em perder espaço pros outros bancos. Não foram ousados como a Tim faz, por exemplo, que tem o foco empre diferente de seus concorrentes. (Em tempos, minha agência acabou de ganhar a conta da TIM para toda a Região Sul do país). Nos últimos 10 anos a propaganda brasileira perdeu espaço para a Indiana, chinesa, russa e principalmente a Argentina. A Argentina hoje é considerada o novo Brasil na propaganda mundial. E não é por falta de criativo.Hoje quando olho pra trás, vejo que meu portfólio era muito melhor há 10, 9, 8 anos atrás, Hoje qualquer assistente de marketing do cliente acha que sabe mais que os criativos das agências.
ResponderExcluirEste comentário foi enviado para mim por um GRANDE amigo.
ResponderExcluirA coisa tá pior. Um comercial clássico que vocês devem lembrar do lançamento do Ka, eram cenários do século 19 e conforme o carro ia passando o cenário se tornava um cenário futurista. Realmente o Ka era A novidade em tudo. Há 12 anos.
Agora, liguem a TV hoje e vejam o Ford Edge e o Renault Sandero Stepway (isto sim um nome de carro: franco-hispano-inglês !!!). É a mesma idéia requentada até a sopa virar angu.
Anúncio então é pânico total. Antigamente se colocava os boxes com detalhes do carro e seus mimos tecnológicos, com legendas. Tem um anúncio da Kia, com um daqueles Magentis ou qualquer coisa assim, os boxes são indecifráveis, se a foto é do motor ou um detalhe do tapete, e tiraram as legendas. Tipo assim: por essa grana tem tudo o que vc precisa mais um monte de coisas que vc nunca vai usar, mas vai achar uns pacotes de bolacha velha e brinquedos perdidos num dos 400 porta-trecos na hora de vender o carro.
E lembrar que Itaú significa pedra-preta.
Tenho vergonha da profissão....estou tocando piano num bordel.