quarta-feira, 4 de março de 2009

Estratégia, campanhas e poder público

Ontem ouvi uma notícia que me deixou encafifado e gostaria de compartilhar com vocês. acho que é uma discussão interessante.

A notícia é a seguinte: - Ministério Público solicita o fim da distribuição de brinquedos junto com pacotes de lanches infantis nas redes Mc Donalds, Bob's e Burger King.

Algumas colocações que quero fazer para iniciar esta discussão:

1.Porque só estas três redes foram acionadas através do MP, que eu me lembre, pelo menos o Giraffas e o Habib`s também aplicam a mesma prática e não foram notificados.

2. A alegação do MP é que esta prática incentiva o consumo de comida não saudável. Entendo que quem incentiva o consumo ou não de comida não saudável e a familia. Se não levarmos os filhos no MC, por exemplo eles não comem, e nós aguentamos as reclamações. Temos que ter o controle, levar somente duas ou três vezes ao mês e não fazer dessa alimentação a base da alimentação das crianças.

2a. minha experiência pessoal diz o seguinte, por algum tempo minha enteada comeu o Mc lanche feliz pelo brinde, sendo que se não fosse o brinde comeria um sanduíche maior, isto já me é interessante. Com certeza outras crianças passam por esta situação e, extinguindo-se o brinde, estas comerão lanches maiores, refrigerantes maiores e batatas maiores. isto sim é incentivar o consumo de comida não saudável e em quantidades maiores que as necessárias.

2b. Acho que poderia ser sugerido uma estratégia de incentivar a criança a pedir suco ao invés de refrigerante ou sei lá, abrir mão da batata frita para ganhar o brinde, no MC pode trocar a batata por mini nuggets ou por cenoura.

3. Até que ponto o não fornecimento de brindes vai evitar que se consuma as comidas destas redes? pense nisso. Minha sensação é que pouco ou quase nada será alterado no faturamento destas redes após a retirada dos brindes, se não aumentar seguindo o raciocínio do item 2a.

4. Acho que o MP tem muito mais coisas importantes a se preocupar do que com os brindes das lanchonetes, porém como ultimamente os nossos promotores estão, cada vez mais dispostos a saírem na revista CARAS, entendo a preocupação.

5. Veja como montar estratégias, criar campanhas e atuar agressivamente no mercado requer planejamento e atenção. Temos que olhar vários fatores, tais como, participação, efetividade, custo, questões legais, prazo dentre outras.

E você, o que achou da proibição? já passou por alguma situação em que seu plano foi barrado por questões legais? Conte para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário