terça-feira, 24 de março de 2009

definir o STATUS da oportunidade

Este assunto sempre me chamou a atenção e por conta de alguns acontecidos esta semana eu resolvi abordá-lo aqui no blog.

É o seguinte, tem duas informações interessantes que devem acompanhar uma oportunidade de venda. o Status e a probabilidade de fechamento. Neste post de hoje vou falar somente sobre a definição do status. Amanhã entro na probabilidade do fechamento.

STATUS é o ponto da negociação em que o processo se encontra. cada empresa tem seus status cada qual com seus nomes e giram em torno de 4 a 5 num processo de vendas. O sistema que mais gosto de usar é o seguinte:

1. Prospecção - Cliente que, durante a abordagem, demonstrou interesse no que vendemos.

2. Abertura -Cliente que agendou uma reunião para conhecer nossa empresa e para definir necessidades.

3.Proposta - Neste ponto você já tem as necessidades do cliente levantadas e vai porpor a ele a solução desta necessidade.

4. Negociação - A proposta já foi defendida no cliente e, nesta fase, há a adequação da solução, alteração de produtos propostos, readequação dos serviços oferecidos e ajuste de valores.

5. Fechamento - Neste momento, não se discute mais a solução, somente condições comerciais tais como valores, forma de pagamento, multas e assuntos deste tipo.

E você, quais status usa na sua empresa, como qualifica cada um deles. Conta ae!

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