terça-feira, 17 de março de 2009

BENEFÍCIO

Pessoal,

Todo mundo fala em benefício e, de fato, isto que importa na hora da escolha.

O problema é que geralmente o pessoal confunde característica com benefício.

vou explicar um pouco das diferenças entre característica e benefício.

1. Característica é tangível, mensurável enquanto que o benefício é abstrato.
Característica são dados reais, por exemplo,a nova lata da Skol, a redondinha, tem menos cerveja que a normal e gela mais rápido. o Benefício pode ser gelar mais rápido e possibilitar que se beba a mesma logo ou o cliente acreditar que não vai bebeer cerveja quente pois,como tem menos, acaba mais rápido. Um carro pode ter AIR BAGS frontal e lateral para todos os ocupantes, isto é característica. O benefício desta característica está ligado à sensação de segurança que o cliente terá, porem, se o cliente não se preocupa com segurança, isto não será, para ele, benefício.


2. Característica é sempre a mesma,o benefício varia de cliente para cliente.
Trabalhei com um cara muito legal, FERNANDO,gerente da AE SUL, que diz que de nada adianta oferecer como benefício da compra uma noite com uma mulher maravilhosa, tipo Sabrina Sato,se o cara for gay. Esta é a idéia. O benefício varia de acordo com os gostos e com as necessidades do cliente.

Já imaginou,vc trabalha na reebok e oferececomo benefício, uma camisa do São Paulo caso o seu cliente compre uma quantidade X de produtos e esse cliente é Corinthiano ou Palmeirense. Resultado - Benefício ZERO.

É importante, no momento da venda, avaliar quais os benefícios que você conhece do seu produto / serviço sao, de fato vistos como benefício pelo seu cliente. Faça este exercício.

E você, sabe enumerar os benefícios dos seus produtos / serviços para os seus clientes? Conta ae..

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