Vou contar um fato que aconteceu em uma empresa que presto serviço que me motivou a escrever este post. Tem dois fatores que devemos levar em conta quando avaliamos este caso. Segue o causo:
O vendedor fechou um contrato de prestação de serviços de manutenção em informática em um cliente distante 100 Km da sede da empresa, comemorou o fechamento e uma semana depois o cliente cancelou o contrato e quase o expulsou da sede dele, quando este vendedor estava lá para entregar o Welcome Kit (Kit de Boas Vindas). Detalhe, o cliente já havia dito por telefone, logo cedo, que não adiantava ele ir, que ele queria cancelar o contrato e que iria ao médico.
1. Primeiro fato a ser considerado. A venda foi mal feita!! Ninguém cancela um contrato com uma semana se a venda foi bem feita, se todos os fatores de risco do contrato foram falados e postos por escrito. O vendedor, na pressa de trazer o fechamento, certamente OMITIU dados relevantes para o bom entendimento dos serviços oferecidos por parte do cliente, este comportamento acabou por gerar descontentamento no cliente que culminou no cancelamento. Vale ver um post passado sobre macaqueamento de vendas (clique aqui).
2. No telefonema da manhã o cliente disse textualmente que queria cancelar o contrato e que não estava bem e tinha que ir ao médico, mesmo assim este vendedor pegou o carro e se deslocou por 100 KM para falar com o cliente, forçando a barra de uma reunião que o cliente não queria e ainda levou três outras pessoas da empresa que poderiam estar trabalhando internamento ou em outros clientes. Aconteceu o esperado, chegou lá o cliente olhou para a cara dele e disse: - O que você está fazendo aqui? Eu não disse que não ia te receber?? Não falei que o que quero é cancelar o contrato e que tinha que sair. Falei que não era para vir.
Gente, faltou tato para o vendedor. Ele não conseguiu administrar o stress e acabou aumentando ainda mais a tensão, finalizando com o real cancelamento. Se este vendedor tivesse dado o tempo para o cliente, dizendo que estava avaliando com o departamento administrativo a forma para o cancelamento do contrato e que até o final da semana estaria lá para promover o tal cancelamento, o cliente se sentiria atendido. Neste meio tempo deveria mobilizar a área de serviços para resolver as pendências existentes no cliente e, no final da semana chegar lá com um relatório de pendências já resolvidas e pendências a resolver, com os devidos prazos para a solução e com o termo de cancelamento do contrato. Caso o cliente insistisse em cancelar o contrato, apresentar o valor dos serviços efetuados de forma pontual e promover a cobrança. Sem ser adivinho, posso garantir que, com este comportamento o cliente provavelmente não cancelaria o contrato e se sentiria seguro em ter um prestador de serviços preocupado em resolver os problemas do cliente mesmo que na fase de cancelamento do contrato.
No direito há uma máxima que "quem paga mal, paga duas vezes", em vendas, quem vende mal, tem que ir no cliente para revender e se não revender, perde a venda.
E você? Como desfaz uma venda mal feita? Como resolve?
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Abafa o caso!
ResponderExcluirFato é que o setor de serviços no Brasil é falho ...
Quem é que nunca teve um probleminha com serviços?
Vender e gerir uma arquitetura voltada para serviços é algo que empresas e profissionais ainda estão aprendendo a fazer ...
Vender o intangível é uma tarefa ARDUA, com variantes e estratégias, como o pós venda que quase ninguém faz, que não são para qualquer um!
Demora ANOS para empresas e marcas se firmarem como boas prestadoras de serviço, e como ja disse antes aqui, independente de QUANTOS anos de mercado vc e sua empresa tenham no setor de serviço, VÁ BUSCAR entender como age uma grande provedora desse tipo de serviços e aplique algo parecido em sua arquitetura ..
Ja disse e repito ...
Cases de sucessos são BASES para novas soluções que seguem na mesma direção!
Vender é dar vida!
Primeiro nosso pai conhece nossa mãe ... eles namoram, casam, moram juntos, nós nascemos e nosso pai tem que sustentar essa relação sempre saudável para que a paz se instale!
Qualquer semelhança com Pré, Venda e Pós venda é mera coincidência!
Abzzz e boa sorte para os que trabalham com a venda do "invisível", serviço!
Bem,o que eu procuro visar muito mesmo com os meu clientes é a clareza.As vezes queremos oferecer pro cliente algo melhor,ou mais avançado ou algum benefício que estamos buscamos mas,QUE AINDA NÂO TEMOS,e o que não pode acontecer é fantasiarmos que temos e acabar oferecendo um serviço que não podemos prestar.Aí que está a furada mesmo sabe, a minha maior preocupação é a clareza,queria as vezes dar mais do que 15 anos de garantia talvez,mas no momento não posso,então não vou dar.O que esse rapaz fez foi forçar uma venda.E acabou dando tudo errado.Um abraço,gostei muito do seu blog!
ResponderExcluirExcelente texto ! - Vou passar para meus vendedores ler. Parabéns.
ResponderExcluirCarlos Eduardo Previdi
www.digietal.com.br