sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Capital Humano, o bem mais importante da empresa

Pessoal,

Esta semana estive em um evento promovido pela Deloitte e pela revista Exame PME para apresentação do relatório das 200 PMEs que mais crescem no Brasil.

Além de uma apresentação interessante sobre as tendências das PMEs no país, são feitos alguns debates e apresentações de empresários que estão na lista deste ano ou estiveram em listas passadas e não estão mais por terem ultrapassado a linha de corte e serem agora grandes empresas.

Cabe aqui uma referência interessante aos motivos citados pelos empresários como responsáveis pelo crescimento da empresa. São eles: Relacionamento com o cliente, recursos humanos, controle de custos, investimento em marketing e comunicação, profissionalização dos gestores, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, governança corporativa, aumento de capital e obtenção de crédito e financiamento. (esta lista está em ordem de relevância).

Repare que o assunto recursos humanos está em segundo lugar na lista de motivos e um tema amplamente discutido no evento foi como atrair e reter talentos nas PMEs.

Duas apresentações me chamaram a atenção com relação a este tema, a primeira foi do líder empresarial da ICEC (empresa do ramo de construção civil) o senhor Adivaldo Neves. A ICEC é um grupo de empresas e tem uma administração horizontal.

Alguns fatos que me chamara a atenção na apresentação dele foram:

-A ICEC estimula o empreendedorismo dentro da instituição e cada um é como dono do seu negócio, seguindo um norte definido pelo conselho.

- Na ICEC não existem ferramentas rígidas de controle, há uma busca pela obtenção do resultado esperado.

A frase que mais me chamou a atenção no discurso dele foi: "Certamente eu tomaria decisões diferentes das tomadas pelos gestores da empresa, mas, se estas decisões atingiram o resultado, ótimo". Isto significa que a  ICEC apoia a criatividade e permite que o funcionário da empresa pense e resolva as situações e que a empresa tem todos mirando um norte definido! parabéns à ICEC!

Outra apresentação muito interessante foi a do Alexandre Costa, fundador da Cacau Show.

Ele mostrou duas coisas que acredito serem de total importância para uma empresa ter sucesso:

1. O Alexandre não esquece o passado, valoriza cada passo dado para chegar onde chegou. A empresa valoriza o começo e quem começou com ele.

2. Apesar de ser uma empresa com mais de 900 franquias (vai chegar a 1000 este ano) e de ser um negócio de 1 bilhão de reais (Palavras do Alexandre) a Cacau Show tem ações para estreitar o relacionamento humano na empresa e valorizar a pessoa.

Algumas ações como o dia de princesa para as melhores vendedoras, a celebração dos aniversariantes do mês coma  participação do Alexandre na comemoração, a participação dele nas festas de finais de ano, o almoço da sexta feira santa e o ritual da última caixa, são ações que trazem para o funcionário a noção da importância dele para a organização e além disso, humanizam o gestor. Outra coisa que o Alexandre falou que foi bem interessante fooi que na Cacau Show se comemora tudo! qualquer pequena conquista!

Já passei por empresas onde gerente e diretor nem bom dia dão para seus comandados, utilizam a teoria do medo, do SOU MELHOR! sem pensar que ele depende de quem está na linha de frente para obter as estratégias definidas em sua sala com ar condicionado e monitor de 32 polegadas.

Estes pequenos detalhes mostrados acima de duas empresas, fizeram, com certeza que você que está lendo este texto pense, quero trabalhar nestas empresas ou quero que minha empresa seja assim também.

Dentre os valores da vendendomelhor está presente o desenvolvimento humano. Acredito que toda ação com relação à equipe tem promover o desenvolvimento das pessoas, melhorando a pessoa, melhora-se o processo e consequentemente o resultado.

Portanto, INOVE, faça coisas simples, comemore os resultados, crie canais reais de comunicação com a equipe. Ouça quem está na linha de frente, geralmente estas pessoas tem idéias excelentes para melhoria de processos.

Crie campanhas de motivação da equipe e incentive a formação de um ambiente colaborativo na sua empresa. Você vai ver que vale a pena.

Boas vendas!

Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor

Um comentário:

  1. Boa ...
    Tenhamos como base, cases de sucesso ... não estratégias as quais apenas o "dono" da empresa acredita ser o ideal para o crescimento da mesma ...
    Eu admiro e busco não copiar, mas seguir na linha de cases de sucesso, pois ja SÃO uma realidade, ja se mostraram eficazes ...

    Como mencionei, ja é um case, ja virou sucesso ...

    Relacionamento, para os de dentro e para os de fora (seus colaboradores e seus clientes) é a base de qualquer sucesso ... não é tudo, mas é como um órgão vital para um corpo humano ...

    Qdo a concorrência é como a que temos hoje, um bom "papinho", um convite para um cafézinho, ou se relacionar de qualquer outra forma, com todos, pode realmente fazer a diferença que sua marca tanto busca!

    Just do it!

    Vc não tem nada a perder!

    Eu nunca perdi um só segundo da minha vida, me relacionando, ainda mais qdo eu tenho a OPORTUNIDADE DE ESCOLHER com quem quero manter este relacioamento!

    Marcas ... RELACIONEM-SE ...

    Vc pode escolher com quem!


    Parabéns pelo post Tales ...

    ResponderExcluir