sábado, 3 de julho de 2010

Algumas palavras sobre a eliminação do Brasil na copa 2010

Pessoal,

O post de hoje vai falar um pouco sobre a eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo 2010. São algumas reflexões e observações que fiz após o jogo.

1. Crônica de uma morte anunciada
Após o jogo sai de casa e reparei que ninguém com quem eu falava estava extremamente decepcionado. Todos não esperavam muito deste time e desta campanha. Era aquela sensação de "Foi Longe de Mais". Pense se na sua empresa os colaboradores pro vezes não tem esse sentimento. As vezes pelo tamanho do cliente, eles atendem, montam o projeto, entregam a proposta, mas não crêem que poderão ganhar conta e por isso mesmo quando o cliente contrata outra empresa parece que nada aconteceu.

Não podemos deixar isso acontecer. Nossa empresa tem que entrar em todas as contas e atender a todos os clientes e possíveis clientes com dedicação, empenho e vontade de vencer. Costumo dizer que o melhor problema de um empresário é resolver como atender um cliente.

2. Excesso de confiança e falta de empenho
Durante o jogo o time brasileiro achava que a qualquer momento que quisesse ia marcar tantos gols quanto precisasse mas não foi o que aconteceu. O time brasileiro não foi persistente. Achou que com médio esforço resolveria a partida.

Agora, caro leitor, pense quantas vezes isso aconteceu na sua empresa. Quantos clientes deixaram de comprar de você porque você achou que não precisava se dedicar a ele, que na hora que ele precisasse de alguma coisa você seria procurado. Pois bem meu amigo, alguma Holanda foi lá neste cliente e brigou, mostrou vontade de tê-lo como cliente e tirou a sua vaga.

Pior é que nas empresas é muito comum fazer isso com clientes antigos. Pensamos que como o cliente compra da gente já há muito tempo, ele vai lembrar da nossa empresa na hora que tiver uma demanda enquanto isso, tem um "holandês" batendo na porta dele, trazendo novidades e oferecendo algo que resolve um problema que talvez o seu cliente nem sabia que tinha.

3. Postura diante de um problema
Aqui vou falar de dois jogadores da nossa seleção, mais precisamente sobre as entrevistas destes dois na saída do estádio, após o banho e a esfriada de cabeça.

Primeiro, Julio César, goleiro da seleção, considerado por muitos o melhor goleiro do mundo mas que, infelizmente, falhou no lance do primeiro gol tomado.

Julio Cesar na sua entrevista reconheceu sua falha e pediu desulpas. Encarou o problema de frente.

Em seguida veio a entrevista do Felipe Mello. Volante limitado e desconhecido pela grande maioria da torcida antes da copa.

Só para lembrar, o Felipe Mello perdeu a cabeça, pisou em um jogador adversário e foi expulso quando o Brasil já perdia por 2 a 1 e prejudicou demais a equipe.

Pois bem em sua entrevista, ele se mostrou arrogante por demais e disse não achar que havia errado e colocou a culpa nos adversários e no juiz por sua expulsão.

Pare para pensar, na sua equipe, quantos Julios Cesares você tem e quantos Felipes Mellos existem. mais que isso, pense qual o melhor perfil para o seus colaboradores. Se você estiver entrevistando alguém para uma vaga, pense se este candidato é um Julio Cesar, se ele encara os problemas e tenta resolver ou se ele é um Felipe Mello,  que prejudica sua empresa, não reconhece o erro e ainda fica procurando achar alguém para colocar a culpa. Eu lhe digo meu amigo, eu quero um time cheio de Julios Césares e quando eu identificar um Felipe Mello eu mesmo vou lhe mostrar o cartão vermelho.

Boas Vendas para todos.

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