sexta-feira, 25 de junho de 2010

3 P's do vendedor - Parte III - Persistência

Neste último texto da Série dos três P’s do vendedor vou falar sobre a persistência

Na primeira semana, falei sobre a Preparação, na segunda sobre Processo e agora vou falar sobre persistência.

Segue a definição de dicionário da palavra persistência:
s.f. Ato de persistir; constância; perseverança.
Qualidade do que dura.

Pois bem o vendedor deve ter constância em suas ações. Repetir diariamente suas atividades, acreditar na venda até que ela seja concluída, favorável ou desfavoravelmente.

Deve falar com o seu cliente, levar informações relevantes para ele. Oferecer novas alternativas de serviços ou produtos caso o cliente não esteja satisfeito com a proposta enviada ou com o produto oferecido.

Dois cuidados que o vendedor persistente deve ter são:

1.    Não pode ser percebido por seu cliente como chato, incômodo ou inconveniente e isto certamente ocorrerá quando ele ligar diversas vezes para este cliente sem ter algo de interessante para falar, ou, em se tratando de varejo, quando ele teimar em oferecer algum produto que não é o que o cliente deseja e ainda ficar insistindo neste produto.

2.    Não pode confundir persistência com teimosia. Ser persistente é acreditar na venda e procurar diversas formas de fechar um negócio com o cliente. Ser teimoso é fazer sempre a mesma coisa apesar de os resultados não estarem sendo alcançados.

Ser persistente é sempre acreditar, buscando novas formas de se relacionar com o cliente e com o mercado, melhorando seus produtos, serviços e sua oferta para atingir melhores resultados.

O recado final é o seguinte: Seja persistente sempre, inove, busque sempre o melhor para sua empresa e para seu cliente, mas tome cuidado para não ser inconveniente para seu cliente nem teimoso nas suas atividades.

Deixo aqui duas frases de pensadores para você ler, refletir e, se gostar, utilizar na sua vida

“Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes”   -Albert Einstein

"Algumas pessoas podem rir de mim porque eu tentei e não consegui, mas com certeza eu rirei muito mais porque elas nunca tentaram" - Darcy Ribeiro


siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com 
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário