Pessoal,
Hoje a conversa é sobre a comemoração das equipes.
Primeiro vou passar uma dica de leitura:
Paixão por Vencer do Jack Welch da Editora Campus.
Pra quem não sabe, ele foi presidente da GE e tem boas teorias sobre Gestão.
Estou relendo o livro dele e no capítulo sobre liderança ele fala sobre a comemoração. resolvi então falar com vocês sobre este assunto que eu defendo com muita convicção nas empresas que ajudo.
As empresas devem comemorar toda e qualquer conquista, independente da grandiosidade dela.
Não espere bater a meta para comemorar, comemore cada venda fechada, cada novo cliente conquistado, cada contrato recuperado. Estas comemorações unem a equipe, fazem as pessoas se sentirem reconhecidas e recompensadas. Dão força a todos para correrem atrás do seu objetivo.
Vamos, mais uma vez, traçar um paralelo com o futebol. Qual a meta de um time? Vencer a partida, certo? você já reparou que os jogadores comemoram mais o gol durante o jogo do que propriamente o resultado final do jogo? A não ser, é claro, que este jogo seja de final de campeonato. Pense na sua empresa, cada venda fechada é um gol que, se somados, darão a vitória que é a meta a ser atingida mas, mesmo que sua empresa não vença a partida (não bata a meta), não deixe de comemorar os "gols".
Tem uma campanha no ar da Amanco que fala sobre isso de uma maneira bem legal. e idéia é:
"Já imaginou se cada conquista da sua empresa fosse comemorada como um gol?"
Estas comemorações não precisam ser cinematográficas nem custar milhares de reais aos cofres da empresa. Pode-se simplesmente patrocinar uma rodada de picolés, caso esteja quente, pata toda a equipe por conta de uma venda finalizada. Não gosta de picolés? dê bombom, salgadinho, sanduíche. O que você achar melhor.
Você também pode dar meio período para a equipe, imagine se sua empresa fecha uma venda legal, conquista um cliente importante a equipe que participou desta conquista pode tirar a sexta a tarde para descansar e poder aproveitar um dia sem trabalho?
Existe uma infinidade de ações que podem servir como comemoração. Fechou uma venda? toque corneta, sino, bumbo. Avise toda a empresa que algo bom aconteceu! Distribua cartazes por toda a empresa comunicando a conquista de um novo cliente para que todos se envolvam no processo de entrega dos ítens vendidos.
É muito desestimulante, depois que se fecha um contrato pegar este assinado e levar para o financeiro ou para o jurídico sem ao menos dar um pulo no meio do salão, passar o caso para a área técnica ou para a logística para iniciar a preparação da entrega sem comemorar, além do que esta comemoração faz com que as áreas envolvidas no pós-venda já se preparem para a chegada de um novo contrato ou pedido.
Vibre! Vibre com pequenas conquistas, com grandes conquistas!
E na sua empresa, vocês comemoram como? Ainda não comemoram? Está esperando o que?
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Booooa Tales ...
ResponderExcluirLembro da "corneta" que você mesmo implantou uma vez num departamento comercial ...
Só pela idéia, já valeu a pena ...
Trabalhei mais de 10 anos em áreas comerciais de empresas dos mais variados setores ...
Ja ganhei vale cinema, Submarino, dinheiro vivo, viagens, enfim ...
Comemorar é preciso ... mas .. infelizmente, não é todo "empreendedor" que tem esta visão ...
E é justamente para estes que estamos aqui não é mesmo.
Blz de pots ... é isso ai ... vamo que vamo ...
Abzzzz
Muito legal Tales!
ResponderExcluirÉ isso mesmo! Tem que comemorar tudo! Vendas é alegria!