sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Busca na Internet - A busca vertical

Pessoal,

Olá!

Hoje vou falar um pouco com sobre os mecanismos de busca vertical.

No post anterior falei um pouco sobre isso e agora vou aprofundar mais.

Inicialmente, vamos diferenciar mecanismos de busca horizontal e vertical. O mecanismo de busca horizontal  todo mundo conhece, usa e já está acostumado, são exemplos Google, Bing e Yahoo!. Nestes, a busca é feita em uma amostra da internet que é mapeada por eles, sem nenhuma especificidade de assunto. então, por exemplo se você digitar manga, vão aparecer vários resultados, entre eles manga fruta, manga de camisa e manga peça de carro. Caso você esteja procurando uma Manga de Eixo para seu carro, vai demorar muito para encontrar, porém, caso você vá à um buscador vertical, especializado em peças automotivas com certeza os resultados serão mais próximos do que você busca.

Qual a vantagem destes buscadores? Exatamente o refinamento da busca e a apresentação de resultados mais próximos do esperado. Para cada nicho de mercado, profissão ou assunto podemos ter um buscador vertical. Por exemplo, se você quer comparar preços, geralmente vai ao Buscapé e não ao google, correto?

A cada dia mais e mais conteúdo é adicionado à internet, tem de tudo, certo? óbvio, o espaço é praticamente ilimitado, além do que tem muita gente gerando conteúdo e cada um com seus interesses próprios e de mais alguns ou de muitos. Junte a isso a falta de tempo das pessoas, todos correndo e querendo, sempre, a informação correto no menor tempo. Exatamente por isso os buscadores verticais apresentam-se como uma grande oportunidade de negórtical na área de cios.

Pensando nisto, uma empresa aqui de São Paulo criou um portal de busca vertical, especializado em cursos. chama-se Procurando Cursos ( www.procurandocursos.com ).

O portal está iniciando suas operações e mesmo assim já conta com vários cursos listados lá. Interessante notar que qualquer curso pode ser cadastrado neste portal, independente do tema ou da área. Existem cursos cadastrados de tecnologia, estética, gestão, culinária etc. Certamente, com o passar do tempo, mais cursos estarão listados lá e o resultado da busca será mais interessante.

Tá querendo fazer algum curso? Procura lá.

Tem uma empresa que ministra algum tipo de curso? Cadastra lá! existem vários planos de assinatura, sendo que o plano de entrada é grátis.

E no seu mercado? tem algum mecanismo de busca vertical? Qual a sua necessidade? Conta prá gente!

Boas vendas!

Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário