Hoje vou falar um pouco sobre uma palestra que assisti esta semana. A palestra foi da Martha Gabriel que sabe muito de marketing digital no lançamento de uma ferramenta de busca vertical chamado Procurando Cursos ( www.procurandocursos.com ). A palestra tem tema para uma meia dúzia de posts do blog. Neste aqui vou dar uma geral sobre todos os pontos que considero relevante na palestra e nas próximas semanas vou entrar mais a fundo em alguns dos assuntos.
A palestra começou com a Martha Gabriel diferenciando as formas de busca, entre o que ela chama de Browseando, que é investigar, procurar e Perguntando, quando as pessoas buscam referendo da informação entre pessoas e sistemas. Como atualmente a oferta de informações é muito grande, a tendência é que a forma de busca através da pergunta ganha mais relevância.
Por falar em oferta, foi citado o paradoxo da escolha, que afirma que as pessoas se sentem angustiadas frente à oferta excessiva, e isso me fez lembrar meu avô materno que dizia que bom era ter só um par de sapatos para não ter que escolher.
Entrando no assunto buscas, um dado me chamou a atenção. De todo o conteúdo da Web, somente 25% é visível, e destes, somente 5% estão indexados pelos mecanismos de busca e mesmo assim, já é informação pra mais de metro que temos. E com relação à quantidade de informação disponível, foi citada a economia de atenção que diz que quanto maior a quantidade de informação menor a atenção.
Por conta deste excesso de informação o papel do influenciador se torna cada dia mais relevante e com a web, a abrangência da sua influência se torna maior.
Outro assunto interessante foi a tendência da mobilidade e da conexão 24 horas o que estã reforçando o uso dos mecanismos de busca e a verticalização destes, pois as pessoas começam a procurar tudo na web, com uso de geolocalização e assuntos de interesse. Foi citado inclusive que os jovens estão optando por não dirigir, passando a usar outros meios de transportes para poder estar 100% conectado.
Foi abordado também a mudança no marketing por conta destas mudanças de comportamento e que atualmente para se atingir o publico alvo as empresas devem ir atrás deste publico diretamente, através da midia e aogra também devem buscar geradores de conteúdo que espalhem a marca. O marketing antes era feito da marca para as pessoas e atualmente ele é feito das pessoas para a marca. A opinião do consumidor tem muito mais importância nos dias de hoje.
Falando agora sobre buscas em si alguns fatores interessantes:
- O que não é encontrado não existe! e 82% das pessoas que buscam algo no google não passam da página 2 de resultados, portanto, se você não está nessas duas páginas você não existe.
- Mais de 30% dos internautas acreditam que os primeiros colocados nos resultados de busca são os líderes de mercado - Chocante não?
- atualmente o movimento é de retro-alimentação entre midias sociais e buscadores, ou seja, um se alimenta do outro.
para finalizar a palestra foi explicada a diferença entre os buscadores horizontais (google, yahoo, bing etc.) e os buscadores verticais (procurando cursos por exemplo). Nos buscadores horizontais a pesquisa é feita em todo o tipo de conteúdo enquanto que na busca vertical, a pesquisa é feita dentro de um universo mais restrito.
A busca vertical se caracteriza por ser feita em nichos de mercado ou por assuntos específicos.Quanto mais complexo o cenário, mais útil é a busca vertical. Nestas buscas o resultado apresentado tende a ser mais assertivo do que nos horizontais além de permitir buscas mais refinadas a respeito de temas específicos.
Bom pessoal, esse post já ficou grande demais e nas próximas semanas vou detalhar mais alguns dos pontos deste post. Se quiser que algum dos temas aqui seja aprofundado fala AE que eu desenvolvo mais a idéia.
Pra finalizar, uma frase da Martha Gabriel que é bem legal:
"Você é tão bom quanto o conteúdo digital que você produz."
Pense nisso!
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