sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Campanha de Marketing Fail

Pessoal,

Hoje vou falar um pouco sobre uma campanha que está ativa da Nestlé, que é a da Galera Animal.

Pra quem não sabe, foram criados animais em animação que aparecem em filmes nos intervalos da programação de TV e interagem também com apresentadores de programas. Já os vi falando com a Ana Maria Braga e com o Faustão, que-me lembro.

Aparentemente a Nestlé tentou criar uma campanha copiada da Parmalat na década de 90 com os mamíferos que, diga-se, foi um sucesso! Os mamíferos da Parmalat caíram no gosto do povo, todos cantavam o jingle da campanha e houve criação de carisma dos personagens e, consequentemente, dos bichinhos de pelúcia que foram criados. A Nestlé tentou fabricar o carisma dos personagens, deu ate nome para eles ( os mamíferos não tinham nome) mas não tem surtido o efeito desejado.

Daí, com mais de 8.000.000 de bichos de pelúcia encomendados (informação no regulamento da promoção) criaram a promoção adote um filhote, através da qual o cliente compra 27 reais em produtos Nestlé e desembolsa mais 27 reais em dinheiro vivo para "adotar" um filhote de pelúcia (O bicho é pequeno mesmo).

Só pra lembrar, na campanha da Parmalat, você levava código de barras de produtos Parmalat e trocava pelo bicho de pelúcia com um valor praticamente irrisório. Cabe ressaltar que a campanha inicial não previa a fase dos bichos de pelúcia. Foi atendida uma demanda do mercado.

O erro aí foi acreditar que seria criado carisma, por conta disto, desejo nas pessoas de terem os bichos da galera animal.

FALHOU! não tenho visto nos PDVs as pessoas trocando os bichos, todos com quem eu falo reclamam do valor cobrado e ontem, no Wal Mart, no tempo que fiquei observando ninguém "adotou" o filhote.

Talvez, se a Nestlé tivesse utilizado a idéia de adote um filhote, para de fato ajudar associação de proteção de animais ou mesmo zoológicos públicos, destinando parte da verba arrecadada, poderia conseguir uma mobilização maior e um interesse do público.

A promoção vai até o mês de novembro, mas não me surpreenderei se a mesma for prorrogada pela Nestlé "devido ao grande sucesso".

Pois é pessoal, quando forem criar uma campanha de marketing ou de vendas, pensem que a mesma pode dar errado, ainda mais se você estiver pensando em copiar uma campanha de sucesso de um concorrente.

Um abraço e boas vendas!

Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor


Nenhum comentário:

Postar um comentário