quarta-feira, 26 de maio de 2010

Copa - Sucesso de todos Fracasso de um

Pessoal, bom dia.

Como está chegando a época de Copa do Mundo e eu adoro futebol e gosto de traçar paralelos entre o esporte e as vendas, segue um post ligando os dois assuntos.

Ontem vendo uma entrevista com Ghiggia (aquele que marcou o gol que calou o Maracanã) sobre o Marcanaço de 50, ele falou de Barbosa, o goleiro da seleção de 50 que foi apontado com o CULPADO pela derrota do Brasil na final. Diante disso fiquei pensando que, nas copas que eu me lembro e que o Brasil perdeu, sempre se elegeu "O" Culpado.

Vamos à lista:

Copa de 82 - Culpado Toninho Cerezo. Excelente volante que depois se consagrou jogando no Japão e no São Paulo.
Copa de 86 - Culpado Zico - Nem preciso falar do Galinho. Craque dos melhores.
Copa de 90 - Culpado Dunga - O mesmo que foi consagrado como capitão da seleção de 94 e agora em 2010 é o técnico de nossa seleção.
Copa de 98 - Culpado Ronaldo - Maior artilheiro da história da Copa e com uma participação irretocável na Copa de 2002
Copa de 06 - Culpado Roberto Carlos - Lateral esquerdo que até hoje vem jogando bem, com passagens pelo Palmeiras, Real Madrid e é o lateral esquerdo do Corinthians em 2010.

Diferentemente disso, nas copas em que se ganhou, enalteceu-se o GRUPO, a UNIÃO. Em 2002 falou-se até em Família Felipão.

Você deve estar pensando, por que o Vendedor está falando isso tudo. Eu explico.

Nas empresas, geralmente a postura é a mesma que eu mostrei acima.

Em caso de sucesso, de crescimento, de realizações das metas estipuladas o presidente faz uma festa, sobe num palco e diz em alto e bom som "Vocês fizeram a gente chegar até aqui", "O esforço de todos criou uma unidade que levou ao nosso sucesso" e coisas do tipo

Já quando a empresa tem uma queda de faturamento, ou alguns insucessos seguidos procura-se  o culpado e geralmente é a área de vendas, uma das equipes comerciais ou até mesmo um vendedor especificamente.

Não seria mais correto chamar todos e falar "Vocês fizeram a gente chegar até aqui", "A falta de esforço de todos criou uma desunidade que levou ao nosso fracasso" e tomar medidas administrativas para melhorar este ambiente?

Não seria o caso de identificar o porque a mesma empresa que num período teve sucesso parou de ter? Será que ela se acomodou, "sentou-se na fama"? Será que esta empresa não percebeu as mudanças do mercado e ficou parada no tempo? 

As mesmas pessoas que participaram do sucesso estavam presentes no fracasso. Mas investigar as causas e procurar soluções reais dá muito trabalho. É mais fácil partir pra técnica Punição e Medo. através desta técnica se pune alguns e gera o medo no restante da equipe.

As grandes cabeças das empresas acreditam que sob a pressão do medo a equipe vai render mais. ENGANO TOTAL. A pessoa que trabalha com medo rende mal e provavelmente esta situação vai fazer com que os talentos de sua empresa procurem novas oportunidades de trabalho, gerando uma trajetória de queda livre.

Ghiggia falou uma frase excelente ao final da entrevista que eu reproduzo aqui:
"Somente três pessoas calaram o Maracanã, o Papa, Frank Sinatra e eu"

E na sua empresa, como se tratam os sucessos e fracassos? Conta AE.



siga-me no twitter http://twitter.com/tloyelo
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor












Nenhum comentário:

Postar um comentário