terça-feira, 26 de maio de 2009

FRASE DE ELEVADOR

O conceito de Frase de Elevador é bastante interessante.

Imagine que você está dentro de um elevador, e encontra um vizinho distante seu ou uma pessoa que não vê faz tempo, ou até alguém que você não conheça. Daí ele te pergunta em que empresa você trabalha, você responde e ele pergunta: Nossa o que faz a sua empresa? Nessa hora é quem você deve usar a frase de elevador.

Pense, como você descreve sua empresa, o que ela faz, em que mercado que ela atua, qual o diferencial dela com relação à concorrência, quais benefícios ela traz para os seus clientes. Pensou?

Agora resuma isso em uma frase. Mas preste atenção, esta frase deve despertar a curiosidade no seu ouvinte de forma que ele queira estender a conversa. Deve fazer com que o seu ouvinte queira te chamar para uma reunião, parar para ouvir mais do seu trabalho.

Um detalhe importante na Frase de Elevador é que ela tem que ser espontânea, não pode ser decorada, portanto, cada um dentro de uma mesma organização pode ter frases diferentes. É importante ter em mente qual a resposta que você dará caso o seu interlocutor demonstre interesse.

Por exemplo, se me perguntam o que a Agência MIR faz, eu respondo: -NÓS AJUDAMOS NOSSOS CLIENTES A VENDER MELHOR. Eu poderia responder A MIR é uma consultoria de marketing e Vendas, que traz o conceito de Marketing Integral, mas pense bem, qual das duas frases desperta curiosidade? quantas consultorias as pessoas conhecem, todos sabem o que uma consultoria faz, ou seja, não despertaria o menor interesse no meu interlocutor, mas com a frase que eu uso, pelo menos quem ouve me pergunta -Como você faz isso? E isso já é um gancho para marcar uma reunião ou enviar uma apresentação, ou seja, para abrir mais um possível cliente.

E para você, na sua empresa?? Qual a frase de elevador? quer ajuda para desenvolvê-la? quer conselhos sobre a sua frase? Mande um comentário.



siga-me no twitter http://twitter.com/tloyelo

3 comentários:

  1. Mesmo não trabalhando com vendas eu devoro seu blog...hihih

    beijos

    Claudia Arantes

    ResponderExcluir
  2. Bom vamos lá !

    Eu trabalho em uma empresa fabricante de aparelho de apoio e junta de dilatação para pontes , viadutos , passarelas e rodovia, nossos clientes são as construtoras e concessionárias das rodovias, exemplo (ECOVIAS e AUTOBAN ) como criar uma frase de elevador , me ajude !
    Quando vou prospectar clientes sinto q falta uma frase de impacto, mtas vezes envio a apresentação + não recebo um retorno.

    No aguardo ,

    Jean Trajano

    ResponderExcluir
  3. Jean,

    Pense nos benefícios que seus clientes tem ao usarem os seus produtos. Esse é um bom começo para criar a frade de elevador da sua empresa.

    Em que processo do seu cliente você ajuda? este é outro ponto a ser notado.

    Talvez algo do tipo: Nossa empresa ajuda nossos clientes a construirem pontes e viadutos mais seguros. OU mais duráveis não sei bem quais os reais benefícios que seu produto oferece. Se precisar, mande-me um email para conversarmos. O meu é vendendomelhor@gmail.com. Um abraço,

    Tales

    ResponderExcluir