sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Hierarquia

Esta semana li uma frase, que ficou martelando na minha cabeça e, por isso, resolvi escrever sobre ela, até porque tenho presenciado este fato com bastante frequencia em clientes.

A frase diz o seguinte:

"Quando quem manda perde a vergonha, quem obedece perde o respeito"
Este problema ocorre não só em empresas, mas também em famílias e mesmo na relação de professor e aluno em escolas.

Mas o assunto deste blog é negócios então vamos analisar esta frase no âmbito empresarial.

Quantas vezes você não vê gerentes, diretores ou mesmo donos de pequenas empresas comentando que não tem a equipe na mão? que eles planejam algo e o resultado não é o esperado?

Pois é, por diversas vezes estes problemas são decorrentes de falta de respeito da equipe para com o superior direto, vou listar os principais fatores que motivam esta perda de respeito:

Desmando - É muito comum um gerente implementar uma nova medida em sua área e o diretor desfazer tal implementação, abrangendo toda a equipe, ou, pior ainda, para um membro em especial. isto ocorre principalmente em empresas pequenas onde todos se conhecem e se relacionam, dai a equipe deste gerente não segue a determinação e o mesmo perde a força.

Confusão de relacionamento - Quando trabalhamos juntos, passamos muito tempo com as pessoas da equipe e é natural que surjam relacionamentos de amizade entre chefes e comandados. Quero deixar claro que isto não tem problema nenhum, sou totalmente a favor da amizade entre colegas de trabalho, porém, por diversas vezes, as pessoas confundem a amizade com a relação de hierarquia e acham que, por serem amigas do gerente, não estão sujeito às suas determinações.

Falta de Skill - Quando o gerente de uma área não tem conhecimento do assunto isto pode gerar na equipe o sentimento de desrespeito, é comum as pessoas falarem - Como vou seguir a determinação de uma pessoa que não conhece do que está falando? Neste caso este gerente deve ter habilidade para lidar com pessoas, correr pra aprender sobre o assunto em questão e, mais do que isso, saber gerenciar a equipe e resolver os problemas.

E na sua empresa? acontece algo parecido? Conta pra gente!

Boas Vendas

Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email contato@vendendomelhor.com.br
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor

Um comentário:

  1. É bem por ai mesmo ...
    Claro, qdo se tem o time nas mãos, qdo se sabe separar o profissional do pessoal, a coisa flui sempre melhor ...
    Como já dizia minha avó ...
    "Liberdade sim, libertinagem nunca!"

    Feliz 2011

    ResponderExcluir