segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Recebi esta pergunta:


E aee Tales, recentemente eu montei um blog e passei a seguir o seu tb. Eu sou vendedor de atacado alimentico e produtos de limpeza e higiene pessoal. Estou no ramo ha 1 ano e meio e confesso que pretendo me aposentar nele!(adoro esse trabalho), mas a empresa em que eu presto serviço as vezes me deixa na mão, pois as entregas são um pouco devagar. Ja passei o problemas para o meu supervisor diversas vezas, mas a logistica é mutio fraca, eles ainda contratam freteiros, ai ja viu. Hoje msm, eu fui visitar uma cliente e o pedido dela não tinha chegado ainda, sendo que ela fez a ultima compra 1 semana antes, ou seja, visitei a cliente semana passada, ao retornar essa semana o meu pedido não tinha chegado, fiquei com muita vergonha!!! As vezes essas falhas da empresa me desanima, pois fazemos um bom trabalho e no final parece que foi tudo em vão.
De que adianta ter um excelente preço, o vendedor faz um bom trabalho e a entrega é um tanto quanto duvidosa? Os clientes com certeza passam a não olhar com bons olhos.
Se vc ja passou por isso, gostaria de saber como resolveu essa situação, como vc passa a mensagem para seus clientes a respeito da demora da entrega?

Respondi:

Amigo,

Qual vendedor que não passa por problemas com entregas. Seja de mercadoria, seja de serviço.

Minha opinião é a seguinte:

Nós temos que reconhecer as deficiências da empresa em que trabalhamos, brigar internamente para melhorar sempre. Botar o dedo na ferida mesmo. Chamar seu gerente, ou diretor e dizer o que você tem ouvido nas ruas. Quais problemas seus clientes tem passado e o quanto estes problemas estão impactando suas vendas.

Quando estiver em contato com o cliente, a coisa é diferente. Devemos defender nossas empresas. Apresentar motivos reais e razoáveis para justificar o atraso e a demora. Sempre dizendo que as providências para evitar que estes problemas se repitam estão sendo tomadas.

Nós vendedores as vezes, na pressa de vender, acertamos prazos que sabemos ser impossíveis e depois reclamamos que os mesmos não foram cumpridos, veja se este não é o seu caso.

Com relação à sua empresa, o pessoal de Logísitica deve rever a forma de trabalhar. Melhorando a roteirização. Contratando mais freteiros. Aumentando a frota e diminuindo a capacidade de carga (isso aumenta o custo porém agiliza a entrega), melhorando o carregamento de mercadoria. Enfim, para dizer o que precisa ser melhorado, preciso conhecer melhor sua empresa.

Agora, vou te falar uma coisa, se este problema continuar a ocorrer e você não vir sinal de melhora, meu caro, mande currículos. Troque de empresa, porque, com certeza, esses problemas vão impactar demais nas suas vendas e consequentemente, na sua remuneração no final do Mês.


siga-me no twitter http://twitter.com/tloyelo
mande um email vendendomelhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário