quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vender ou atender II

A história que vou contar aqui aconteceu de verdade:

Ontem tinha uma reunião em uma imobiliária em São Paulo.

Estava na recepção aguardando ser chamado quando entram na recepção três corretores de imóveis para tomarem um café. Curiosamente, nenhum deles sequer me cumprimentou. Oras, eu estou lá, ninguém me conhece, eu poderia estar lá para comprar um imóvel e ninguém se dignou a dizer - Olá, boa tarde.

Em um momento um corretor vira pro outro e diz:

-Você ainda tem aquele email dos apartamentos em Perdizes?

Ao que o outro respondeu:

-Claro, tenho sim, alguns imóveis com fotos, todos com lazer completo.

Disse o primeiro:

-Estou com uma cliente que quer um 3 dormitórios com lazer completo na Vila Mariana, mas ela tem perfil de Perdizes. O valor que ela tem disponível dá para Perdizes e não para Vila Mariana. Ela quer Vila Mariana porque é perto do Metrô e porque o marido gosta de lá, sempre morou por lá.

Vamos a algumas considerações:

DETALHE, se tem um bairro mal atendido pelo transporte público, esse é Perdizes e a cliente deixou claro que precisava estar perto do metrô.

A cliente deixou claro que tem uma ligação com a Vila Mariana, por conta do seu marido.

O que aconteceu nesse caso, foi uma soma de alguns comportamentos que um vendedor nunca deve ter:

1. Não ser honesto: O vendedor em momento algum disse para a cliente que o valor que ela tinha disponível não conseguia comprar o que ela queria. Se ele falasse sobre este assunto a cliente teria o poder de decidir. ela poderia aumentar o valor disponibilizado para a compra do imóvel, avaliar a opção de financiamento de um valor. ou abrir mão de alguns dos ítens que ela colocou como premissas para o imóvel pretendido.

2. Desconhecimento do mercado, produto, características: Existem vários bairros de São Paulo que são, próximos à Vila Mariana, bem servidos pelo metrô e com valor de imóveis mais baixos. certamente esta seria uma opção mais viável do que sugerir um bairro da Zona Oeste de SP quando a cliente tem interesse na Zona Sul, mas provavelmente o corretor só conhece bem Perdizes.

Nesse caso o vendedor tenta adequar a demanda do cliente ao que ele tem pra vender e não se preocupa em atender a necessidade do cliente.

Agora pense bem. Qual a chance desta venda se concretizar? É fato que a cliente quer comprar um imóvel, ela procurou uma imobiliária para isso, certamente procurou mais de uma, e vai comprar da imobiliária que atenda, mais ainda, que ENTENDA a necessidade dela.

Depois o corretor vai dizer que não teve sorte, quando na verdade o que aconteceu neste caso foi:

-Falta de preparo do vendedor para a negociação
-Descaso total com o cliente

E na sua vida, quantas vezes passou por situações parecidas com essa?
E na Sua empresa? Como vocês tratam a necessidade do cliente?

Conta pra nós.





siga-me no twitter http://twitter.com/tloyelo
mande um email vendendomelhor@gmail.com

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Recebi esta pergunta:


E aee Tales, recentemente eu montei um blog e passei a seguir o seu tb. Eu sou vendedor de atacado alimentico e produtos de limpeza e higiene pessoal. Estou no ramo ha 1 ano e meio e confesso que pretendo me aposentar nele!(adoro esse trabalho), mas a empresa em que eu presto serviço as vezes me deixa na mão, pois as entregas são um pouco devagar. Ja passei o problemas para o meu supervisor diversas vezas, mas a logistica é mutio fraca, eles ainda contratam freteiros, ai ja viu. Hoje msm, eu fui visitar uma cliente e o pedido dela não tinha chegado ainda, sendo que ela fez a ultima compra 1 semana antes, ou seja, visitei a cliente semana passada, ao retornar essa semana o meu pedido não tinha chegado, fiquei com muita vergonha!!! As vezes essas falhas da empresa me desanima, pois fazemos um bom trabalho e no final parece que foi tudo em vão.
De que adianta ter um excelente preço, o vendedor faz um bom trabalho e a entrega é um tanto quanto duvidosa? Os clientes com certeza passam a não olhar com bons olhos.
Se vc ja passou por isso, gostaria de saber como resolveu essa situação, como vc passa a mensagem para seus clientes a respeito da demora da entrega?

Respondi:

Amigo,

Qual vendedor que não passa por problemas com entregas. Seja de mercadoria, seja de serviço.

Minha opinião é a seguinte:

Nós temos que reconhecer as deficiências da empresa em que trabalhamos, brigar internamente para melhorar sempre. Botar o dedo na ferida mesmo. Chamar seu gerente, ou diretor e dizer o que você tem ouvido nas ruas. Quais problemas seus clientes tem passado e o quanto estes problemas estão impactando suas vendas.

Quando estiver em contato com o cliente, a coisa é diferente. Devemos defender nossas empresas. Apresentar motivos reais e razoáveis para justificar o atraso e a demora. Sempre dizendo que as providências para evitar que estes problemas se repitam estão sendo tomadas.

Nós vendedores as vezes, na pressa de vender, acertamos prazos que sabemos ser impossíveis e depois reclamamos que os mesmos não foram cumpridos, veja se este não é o seu caso.

Com relação à sua empresa, o pessoal de Logísitica deve rever a forma de trabalhar. Melhorando a roteirização. Contratando mais freteiros. Aumentando a frota e diminuindo a capacidade de carga (isso aumenta o custo porém agiliza a entrega), melhorando o carregamento de mercadoria. Enfim, para dizer o que precisa ser melhorado, preciso conhecer melhor sua empresa.

Agora, vou te falar uma coisa, se este problema continuar a ocorrer e você não vir sinal de melhora, meu caro, mande currículos. Troque de empresa, porque, com certeza, esses problemas vão impactar demais nas suas vendas e consequentemente, na sua remuneração no final do Mês.


siga-me no twitter http://twitter.com/tloyelo
mande um email vendendomelhor@gmail.com

Loja virtual que não vende - O que fazer?

recebi este email hoje:
Boa tarde, entrei no seu Blog hoje. Gostaria de uma ajuda pois tenho um site virtual, de vendas de cosméticos e não estamos consguindo muitas vendas. Gostaria de saber comof azer para escoar alguns produtos que estão com prazo de validade quase vencido. Estou pensando em fazer bingo para escoar rapidamente tais produtos. O que você acha?

Respondi:

Amiga,

Acabei de dar uma olhada no site.
Tenho boas e mas notícias. Quais você quer primeiro.
Saiba que consultor que só fala o que o cliente quer ouvir é jogar dinheiro fora.

Vamos as boas notícias:

o seu site está bem legal.
os produtos tem destaque
você tem bons produtos no site para vender.
o desconto para pagamento via boleto está em destaque.

Agora as más notícias:

você não tem uma área de promoções no seu site. Esta área deveria ter destaque na home do site e ter todos os produtos que você tem com validade curta.
o seu page rank do google está muito ruim, mas muito mesmo. tem que melhorar isso. quantas pessoas você acha que querem comprar perfumes e partem pro google e digitam "perfumes"? Onde o seu site aparece? qual a posição? Você sabia que a maioria para na primeira página, poucos vão para a segunda e quase nenhum vai para a terceira página de resultados do google? Na pesquisa por perfumes parei na página 5 e seu site não aparece.
Seu site não tem qualificação de Page Rank no google. Precisa melhorar isso URGENTEMENTE.

Algumas dicas:

Crie a área de promoções.
Você precisa aumentar o tráfego no seu site pelo que entendi. Ao invés de fazer o bingo, crie uma campanha de indicação, mande para os clientes que já compraram um email dizendo que se eles indicarem alguém e esse alguém efetuar uma compra no site, você premia com um produto. use os produtos que estão para vencer a validade. Ninguém vai gostar de comprar um produto com a validade estourando, mas, ganhar é outra coisa.
Você investe em Google AdWords? Se não acho que está na hora de pensar nisso.
Você precisa fazer um trabalho de SEO para melhorar os resultados no google e sites de busca.
Monte KITS com produtos campeões de venda no seu site e produtos que estão precisando ser "desovados".
Premie compras acima de um certo valor (maior que o seu ticket médio) com os produtos que estão para vencer.
Dê destaque em todas as páginas em um email de contato.
quando possível, disponibilize um telefone de contato ou uma forma de chat. isso passa segurança para o seu cliente.
Um dos problemas você comentou no seu primeiro email. Falta divulgação do site. Se sua filha não pode fazer contrate alguém para fazê-lo, em orkut, twitter e outras redes sociais.

Bom Amiga, rapidamente essas são algumas dicas que posso te passar.

Se você quiser, pode me adicionar no MSN.


Um abraço e Boas Vendas


siga-me no twitter http://twitter.com/tloyelo
mande um email vendendomelhor@gmail.com

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Tire suas dúvidas de vendas

Pessoal,

Criei uma forma dinâmica de tirar dúvidas sobre assuntos relativos à vendas:


Passa lá, deixa uma pergunta e eu respondo.


Pergunte pelo formspring - http://www.formspring.me/vendendomelhor
siga-me no twitter http://twitter.com/tloyelo
mande um email vendendomelhor@gmail.com