Pessoal
Não me canso de falar em preparação.... Na minha opinião esse é o passo mais importante para concretizar uma boa venda.
Vou citar aqui três causos que se passaram comigo para vocês perceberem como isso é importante.
tenho um cliente que tranbalha com soluções web. Muito bem, fiz três abordagens em empresas que poderiam se interessar pelo produto.
Abordagem 1. - Conversei com um diretor de uma imobiliária e ele estava a procura de um sistema. Indiquei este meu cliente e ele em 3 semanas fechou a compra.
abordagem 2 - em contato com um grande distribidor de Informática em SP percebi que um produto do meu cliente solucionava um problema que este distribuidor tem na web e que, talvez, ele nem saiba que tem. LEvantei a informação de quem seria o diretor de Mkt da empresa, fiz um telefonema, enviei em seguida um email e, em 40 minutos, o email foi respondido com uma solicitação de reunião para apresentação do produto.
Abordagem 3 - Liguei ontem para um ex empregador meu (uma grande empresa com mais de 1.000 empregados) , que sei que ele pode precisar de alguns produtos deste meu cliente atual. Já está agendado um contato futuro com a pessoa responsável pela área que compra estes serviços pois o Diretor Financeiro Adm entende que o produto é realmente necessário para eles.
O que quero idzer com isso??? que não adianta muito você pegar uma lista telefônica e sair ligando para todo mundo sem saber o que oferecer e, mais que isso, sem saber como oferecer.....
Nas três ligações que fiz, me preparei antecipadamente para o contato. Avaliei quais possíveis dificuldades que estas empresas poderiam enfrentar eu que os produtos oferecidos pelo meu cliente poderiam resolver e, no telefonema, falei dos problemas que ele tem e não do meu produto. Entendeu?????
Outro dia estava em casa e minha esposa recebeu um telefonema do Santander oferecendo um plano de capitalização. A oferta era direta, assim ó - A senhora não estaria interessada em adquirir um plano de capitalização por 200 reais ao mês e concorrer a prêmios de X mil reais por semana? A resposta de minha esposa foi um SONORO NÃO. agora pense.. se a operadora de TLMKT do Santander ligasse para ela e falasse assim....
- Qual o seu plano para o futuro?? O que a senhora pensa em adquirir?? Minha esposa daria duas repostas: Trocar o carro e Comprar uma casa!
Nessa hora a operadora poderia falar:
- O Santander tem como auxiliá-la na conquista deste objetivo, através de uma aplicação que ao final de 3 anos lhe daria o valor necessário para a compra do bem e, melhor ainda, como existem sorteios semanais de X mil reais, o seu sonho pode ser realizado antes mesmo do que a senhora espera.
Garanto que minha esposa ficaria mais interessada e até pensaria em adquirir o mesmo plano de capitalização que recebeu um Não na primeira abordagem.
E na sua empresa?? como você aborda os seus possíveis clientes??
Precisa de ajuda para mudar a forma de abordagem?? Me chama !! ! !
Boas Vendas.
na verdade oprocesso de venda não pode ser visto de forma simplista... Vender não é oferecer um produto a um potencial cliente! Vender é entender as necessidades do potencial cliente e tratar de arrumar soluções que atendam às suas necessidades! É bem por aí mesmo!!
ResponderExcluirBoas vendas!
ResponderExcluirCaro amigo, como introduzir no mercado uma marca nova de produto direcionado a padarias e distribuidores com estruturas e concepções já estabelecidos a anos ?
Ademilson Barreto
Caro Ademilson,
ResponderExcluirPara que eu possa te ajudar preciso de mais detalhes do seu produto. Este seu mercado eu conheço, já fui dono de padaria, com certeza poderei lhe ajudar a ir pro mercado.
Sua empresa tem que criar uma estratégia de entrante. Veja o que a OI fez para entrar no mercado de SP. Ou o que a Dafra motos fez recentemente.
Mande um email para
vendendomelhor@gmail.com
com mais detalhes e eu te ajudo.
Boas vendas!