Todo vendedor deve fazer uso de alguma ferramenta de controle.
Falo isso de cátedra.
Independente de ser uma caderneta, uma planilha de excel, o próprio outlook ou Gmail ou uma ferramenta de CRM.
Comprovadamente, o vendedor se lembra de dois tipos de negociação em aberta. As de maior valor ou as que teve contato recentemente. Os americanos dizem que são as Last Call Opportunities e as Most Value Opportunities.
Par isso é importante ter em algum lugar uma anotação, que deve ter algumas informações básicas. Se quiser aumentar os campos pode, mas esses tem que ter:
Nome da conta, nome do contato, objeto da negociação, valor, data do último contato, histórico das conversas e próximo passo.
De posse disso, o vendedor deve todo dia olhar esta lista e checar se está na hora de dar o próximo passo. ao fazer isso deve alterar a informação da data e do histórico.
Dessa forma, nada passará ou será esquecido pelo vendedor.
Estou testando uma ferramenta open source - SplendidCRM - Muito boa. Permite envio de emails de dentro da ferramenta. Criação de Templates.
O Splendid já traz alguns gráficos bem legais para o acompanhamento de oportunidades também. Vale a pena conhecer
Boa tarde !
ResponderExcluirAtravés do google tive a oportunidade de conhecer seu blog, espero adquirir e compartilhar conhecimentos na área de vendas.
Abraços
Jean Trajano