quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como Fazer Uma Reunião Comercial Produtiva

Toda empresa que tem um time de vendas faz reuniões periódicas de vendas. Geralmente estas reuniões são semanais porém já vi casos de reuniões quinzenais e até mesmo mensais.

Estas reuniões são coordenadas pelo Gerente de vendas na maioria das vezes e em alguns casos são também acompanhadas por membros da diretoria.

A reunião comercial deve ser dividida em 4 partes para que possa se aproveitar melhor o tempo disposto por toda a equipe.

- Na primeira parte, deve-se discutir o período anterior. Checar se os vendedores fizeram o que foi combinado na reunião anterior, e avaliar os resultados obtidos e acompanhar o funil de vendas de cada um.

- Na segunda parte, devemos discutir o próximo período, definido as ações dos vendedores, comunicando novas campanhas de vendas e de incentivos.

- Na terceira parte da reunião comercial o gerente deve chamar a equipe para trocar experiências. Deixe os vendedores apontarem dificuldades que estão tendo em alguns casos e pergunte ao resto da equipe se algum outro vendedor passou por uma situação semelhante e como a resolveu. Este momento de troca de experiências é bastante importante para unir a equipe e também para resolver dificuldades de vendas.

- Na quarta e última parte, deve-se treinar a equipe comercial, aproveitar que estão todos reunidos para reforçar conceitos e técnicas comerciais, treinar a equipe com relação à novos produtos e serviços da empresa ou mesmo aprimorar o conhecimento da equipe em algum produto ou serviço específico.

Fazendo isto, sua empresa estará sempre buscando a melhora da equipe o que certamente acabará por trazer melhores resultados.

Conte como acontecem as reuniões na sua empresa. Diga o que você achou da ideia.



siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor