quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Presença em redes sociais

Pessoal,

Último post do ano, estava difícil achar assunto! Eis que no dia 26 de dezembro um restaurante de São Paulo me ajudou dando assunto para um post.

O caso foi o seguinte: Uma cliente foi no restaurante e reclamou, via twitter, do valor da conta e da qualidade do restaurante. o dono do restaurante, pelo twitter do restaurante, respondeu à cliente chamando-a de "mal comida". Segue o link do print de tela do tweet postado - http://twitpic.com/3k0x7j .

Todos dizem que as empresas tem que estar nas redes sociais, PRESENÇA é o termo da moda. Já falei sobre isso em abril deste ano. Clique aqui para ler.

Vamos nos ater ao fato descrito acima.

O restaurante em questão tem uma estratégia de marketing de dar descontos nas contas de famosos e em troca estes famosos falam bem do restaurante nas redes sociais. Este buzz gerado por pessoas com muitos seguidores gera vontade nos "normais" de irem ao restaurante. O dono do restaurante consegue colocar toda esta estratégia por água abaixo quando, ao invés de contratar alguém ou alguma empresa para gerenciar sua conta no twitter o faz pessoalmente.

Acho interessante perceber como esta empresa lida com críticas. Vale ressaltar que a forma da reclamação da cliente não foi das mais educadas mas isso não dá o direito de uma empresa tratar de forma desrespeitosa um cliente.

Todo mundo pensa algumas coisas de clientes, chefes e colegas que não convém falar. O erro neste caso foi achar que o tweet não ia gerar repercussão. Caramba, se fosse um zé mané falando para outro zé mané, realmente não teria repercussão, porém foi o restaurante dos famosos falando com um cliente. Para piorar o fato foi em uma semana totalmente parada e sem notícia e as pessoas ficam procurando notícia para dar.

As lições que devemos tirar deste caso são:

1. A presença em redes sociais deve ser pautada pelas mesmas regras de atendimento que temos dentro de nossa empresa.

2. Independente da forma, devemos aceitar as críticas e avaliarmos internamente se as críticas são procedentes. Se não forem, não devemos fazer nada porém, se forem, devemos tomar as medidas para corrigir os erros que motivaram a crítica.

Conta prá gente como sua empresa lida com as críticas, como sua empresa está posicionada nas redes ou conte casos de atendimento vivido por você.

Feliz 2011 e Boas Vendas



Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Hierarquia

Esta semana li uma frase, que ficou martelando na minha cabeça e, por isso, resolvi escrever sobre ela, até porque tenho presenciado este fato com bastante frequencia em clientes.

A frase diz o seguinte:

"Quando quem manda perde a vergonha, quem obedece perde o respeito"
Este problema ocorre não só em empresas, mas também em famílias e mesmo na relação de professor e aluno em escolas.

Mas o assunto deste blog é negócios então vamos analisar esta frase no âmbito empresarial.

Quantas vezes você não vê gerentes, diretores ou mesmo donos de pequenas empresas comentando que não tem a equipe na mão? que eles planejam algo e o resultado não é o esperado?

Pois é, por diversas vezes estes problemas são decorrentes de falta de respeito da equipe para com o superior direto, vou listar os principais fatores que motivam esta perda de respeito:

Desmando - É muito comum um gerente implementar uma nova medida em sua área e o diretor desfazer tal implementação, abrangendo toda a equipe, ou, pior ainda, para um membro em especial. isto ocorre principalmente em empresas pequenas onde todos se conhecem e se relacionam, dai a equipe deste gerente não segue a determinação e o mesmo perde a força.

Confusão de relacionamento - Quando trabalhamos juntos, passamos muito tempo com as pessoas da equipe e é natural que surjam relacionamentos de amizade entre chefes e comandados. Quero deixar claro que isto não tem problema nenhum, sou totalmente a favor da amizade entre colegas de trabalho, porém, por diversas vezes, as pessoas confundem a amizade com a relação de hierarquia e acham que, por serem amigas do gerente, não estão sujeito às suas determinações.

Falta de Skill - Quando o gerente de uma área não tem conhecimento do assunto isto pode gerar na equipe o sentimento de desrespeito, é comum as pessoas falarem - Como vou seguir a determinação de uma pessoa que não conhece do que está falando? Neste caso este gerente deve ter habilidade para lidar com pessoas, correr pra aprender sobre o assunto em questão e, mais do que isso, saber gerenciar a equipe e resolver os problemas.

E na sua empresa? acontece algo parecido? Conta pra gente!

Boas Vendas

Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email contato@vendendomelhor.com.br
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor

sábado, 11 de dezembro de 2010

Preço ou Valor?

Esta é uma discussão que tenho sempre com minha equipe de vendas.

O cliente tem que enxergar o VALOR do que estamos vendendo e não o preço do que estamos vendendo.

Preço é somente um número de referência que o cliente usa para resolver se tem ou não dinheiro para pagar. Se o cliente se pegar no preço, vai achar caro ou barato. vai dizer que não tem budget. vai deixar mais para frente.

Quando conseguimos mostrar o valor da nossa oferta,o cliente arruma budget, negocia mas compra, adia outros investimentos para contratar/comprar o que estamos oferecendo.

Valor está totalmente ligado a duas vertentes: Necessidade e Benefício. Nosso trabalho no processo de vendas é mostrar que o cliente necessita o que estamos vendendo e mostrar em seguida os benefícios do que estamos oferecendo.

Necessidade - O cliente pode ter realmente a necessidade do que vendemos para solucionar problemas ou até para se precaver de problemas futuros.

Benefícios - Vantagens que o cliente vai ter comprando nossos produtos. LEMBRE-SE. Benefício e exclusivo de cada cliente. algo que é um benefício para um cliente, não necessariamente o é para outro, mas isto é assunto para outro post.

E você, consegue mostrar o valor do que você vende? Conta para a gente

Sga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor

sábado, 4 de dezembro de 2010

Dezembro chegou. O ano acabou?

Olá pessoal,

Esta semana começou dezembro, o último mês do ano. E como estão seus negócios e expectativas para este final?

Se você trabalha no varejo, as coisas, provavelmente, estão esquentando, afinal, natal, fim de ano, amigo secreto e similares aquecem as vendas nesta época. Portanto, esteja preparado para trabalhar muito, mas muito mesmo e no final do mês botar uma comissão gorda, igual ao leitão da ceia, no bolso.

Pra quem trabalha no varejo, só um lembrete. O cliente não tem nenhuma culpa de você estar trabalhando 12 horas por dia, sem folga e sem horário de almoço, janta, lanche ou descanso, portanto, atenda o último cliente do dia como se fosse o primeiro.

Agora, para quem atua no mercado corporativo o mês de dezembro tem algumas características interessantes que o vendedor deve estar atento.

1. Dezembro é o mês mais curto do ano - O ano termina antes do natal, em torno do dia 20 para a maioria das empresas, portanto, você tem em torno de 15 a 17 dias para fazer o resultado.

2. Verbas remanescente - As empresas que trabalham com orçamento anual, geralmente as médias e grandes e as multinacionais, tem sobra de verba e tem que gastar até o final do ano pois estas verbas não são repassadas para o ano seguinte. Vasculhe em sua carteira empresas que estejam nesta condição pois aparecem oportunidades interessantes de venda rápida. Pegue seu forecast e retome todas as negociações em aberto e veja quais tem chance de fechar ainda este mês e dedique-se a elas.

3. Tempo de relacionamento - Aproveite o final do ano para estreitar relacionamento. As pessoas estão mais abertas ao relacionamento pesssoal. Visite seus clientes para entregar um brinde de final de ano ou simplesmente deixar uma mensagem de final de ano e use este contato para já levantar oportunidades para o ano que se inicia. aproveite e verifique quando a empresa vai parar e, principalmente, quando vai regressar, para retomar os contatos em janeiro. Chame seus melhores clientes para um bate papo fora do escritório. Afinal é época de festas e comemorações.

4. Recarregue suas energias - Ao final, aproveite a parada de final de ano para recarregar suas energias e começar 2011 com força total. Nas férias, leia um livro sobre negócios, melhore-se como profissional de vendas. Nos dois últimos dias de férias, analise sua carteira, veja o que tem que ser feito para dar resultado já em janeiro. Tome champagne, coma panetone comemore com sua família, seus amigos, que sofreram e comemoram com você as passagens de 2010!

Força e disposição!

Boas vendas!

Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor