segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Confiança

"Confiança se adquire com resultado e desempenho" - Tite

Semana passada ouvi essa frase do técnico Tite do Corinthianls no Programa Bem Amigos e ela ficou martelando na minha cabeça e resolvi escrever sobre.

Primeiramente quero dizer que concordo em gênero, número e grau com a frase acima e, vendedor sem confiança não vende nem água no deserto.

Primeiramente vejamos a parte do resultado. Quando o vendedor vem obtendo os resultados esperados por ele, pelo chefe, ou pela empresa ele passa a se sentir mais confiante. O problema é quando acontece o contrário, resultado ruim, confiança zero e isso vira um ciclo interminável.

A cada venda um vendedor se sente confiante para fazer a próxima, enquanto que em caso de uma sucessão de negócios perdidos a confiança mingua.

Agora o vendedor sabe quando a venda fechada foi fruto do seu desempenho na conta e não por sorte, ou outro fator externo. Aí sim ele se sentirá confiante por completo, pois perceberá que os resultados obtidos na empresa foram fruto do seu empenho, da sua atuação e não por uma carteira herdada por exemplo.

Dito isso vamos refletir qual o papel de um gerente de vendas para gerar essa situação ideal de casamento de resultado com desempenho.

O gerente de uma equipe tem que criar condições para que este encontro de resultados com desempenho aconteça.

Para melhorar o desempenho deve estimular o aprendizado da equipe, a troca de informações, fazer estudos de casos com a equipe além de passar o seu conhecimento e sua experiência em vendas para sua equipe, afinal, espera-se que o gerente de vendas seja um profissional mais experiente que sua equipe.

Para que o resultado esperado aconteça, o gerente deve definir metas desafiadoras, porém factíveis.Deve vibrar com a equipe a cada venda fechada ou a cada avanço dos resultados em direção à meta final. Uma boa forma de fazer isso é trabalhar com  o conceito de desconstrução da meta (falarei disso em breve aqui no blog).

Agora vamos falar sobre o papel da empresa nesse casamento. A empresa deve investir em marketing para gerar leads qualificados e para suportar a ação de prospecção do vendedor. Deve fornecer condições de treinamento em produto e em técnicas de vendas para melhorar a qualidade do profissional e deve, sempre, ter o financeiro, a produção e a logística muito envolvidas na venda, para que o vendedor confie na sua empresa.

Empresa onde o financeiro erra no faturamento constantemente, não entrega o prometido nos prazos ou finaliza um produto sem qualidade está, antes de mais nada, comprometendo suas vendas e depois vai por a culpa no vendedor.

E na sua empresa, conta AE como funciona.



Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Social CRM - O Futuro Chegou

Ontem fui ao lançamento de uma ferramenta SENSACIONAL, na minha opinião, de CRM.

O produto se chama CoffeeBean, é mezzo Brazuca, mezzo Americano e traz dois conceitos bem legais e inovadores para a área de vendas:

1. SOCIAL CRM - A ferramenta do coffeebean é totalmente integrada com as redes sociais. Quando você cadastra um lead ou um contato por exemplo, ele já traz o perfil deste em várias redes sociais como Linkedin, Twitter e Facebook. Além disso, dentro da própria ferramenta, você passa a visualizar as atualizações deste contato nas redes sociais.

Outro item interessante é que ele permite a prospecção nas redes sociais, o que é fantástico. Se você conseguir monitorar pessoas ou empresas nas redes sociais que indicam que precisam do seu produto porque não elaborar um movimento de ativação deste contato dentro da própria rede? E, melhor ainda, armazenar esta ação no seu CRM?

2. Ambiente Colaborativo - Quem me conhece, ou lê meus escritos, sabe o quanto defendo a criação de ambiente colaborativo em áreas comerciais. Pois é, o CoffeeBean conseguiu colocar esta colaboração dentro da ferramenta. Permitindo que a área comercial inteira de uma empresa possa acompanhar os passos das contas e as interações com os contatos, criando assim, além do ambiente realmente colaborativo, uma ferramenta de auxílio, permitindo que um vendedor se espelhe na ação do outro para definir próximos passos nas suas contas.

Obviamente, o que este produto propõe é uma mudança cultural e estrutural. Os "Dinossauros" que estavam presentes no evento fizeram uma série de objeções às ferramentas, mas eu acredito que o Futuro das empresas está na colaboração.

O produto é novo e está em pleno desenvolvimento, será evidentemente melhorado mas, o que eu vi ontem, já me deu a certeza que esses caras vão fazer barulho no mercado.

Sugiro que vocês dêem uma olhada nesse produto caso estejam pensando em implementar um novo CRM na sua empresa.

E na sua empresa, como trabalha a área comercial? você ainda esconde suas contas?Fala AE!


Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Busca na Internet - A busca vertical

Pessoal,

Olá!

Hoje vou falar um pouco com sobre os mecanismos de busca vertical.

No post anterior falei um pouco sobre isso e agora vou aprofundar mais.

Inicialmente, vamos diferenciar mecanismos de busca horizontal e vertical. O mecanismo de busca horizontal  todo mundo conhece, usa e já está acostumado, são exemplos Google, Bing e Yahoo!. Nestes, a busca é feita em uma amostra da internet que é mapeada por eles, sem nenhuma especificidade de assunto. então, por exemplo se você digitar manga, vão aparecer vários resultados, entre eles manga fruta, manga de camisa e manga peça de carro. Caso você esteja procurando uma Manga de Eixo para seu carro, vai demorar muito para encontrar, porém, caso você vá à um buscador vertical, especializado em peças automotivas com certeza os resultados serão mais próximos do que você busca.

Qual a vantagem destes buscadores? Exatamente o refinamento da busca e a apresentação de resultados mais próximos do esperado. Para cada nicho de mercado, profissão ou assunto podemos ter um buscador vertical. Por exemplo, se você quer comparar preços, geralmente vai ao Buscapé e não ao google, correto?

A cada dia mais e mais conteúdo é adicionado à internet, tem de tudo, certo? óbvio, o espaço é praticamente ilimitado, além do que tem muita gente gerando conteúdo e cada um com seus interesses próprios e de mais alguns ou de muitos. Junte a isso a falta de tempo das pessoas, todos correndo e querendo, sempre, a informação correto no menor tempo. Exatamente por isso os buscadores verticais apresentam-se como uma grande oportunidade de negórtical na área de cios.

Pensando nisto, uma empresa aqui de São Paulo criou um portal de busca vertical, especializado em cursos. chama-se Procurando Cursos ( www.procurandocursos.com ).

O portal está iniciando suas operações e mesmo assim já conta com vários cursos listados lá. Interessante notar que qualquer curso pode ser cadastrado neste portal, independente do tema ou da área. Existem cursos cadastrados de tecnologia, estética, gestão, culinária etc. Certamente, com o passar do tempo, mais cursos estarão listados lá e o resultado da busca será mais interessante.

Tá querendo fazer algum curso? Procura lá.

Tem uma empresa que ministra algum tipo de curso? Cadastra lá! existem vários planos de assinatura, sendo que o plano de entrada é grátis.

E no seu mercado? tem algum mecanismo de busca vertical? Qual a sua necessidade? Conta prá gente!

Boas vendas!

Siga-me no twitter http://twitter.com/vendendomelhor
Mande um email vendendomelhor@gmail.com
Pergunte no Formspring - formspring.me/vendendomelhor