quarta-feira, 22 de abril de 2009

SAM WALTON

Será que estamos dando a devida atenção aos nossos clientes?




Não sei se é fato, mas uma grande verdade....

Será que estamos dando a devida atenção aos nossos clientes?

Discurso de Sam Walton, fundador do WALMART (maior cadeia de varejo do
mundo), fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus
funcionários:

Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente
espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores
terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas
espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma
peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar
pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que As
recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera
pacientemente Enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou,
simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que
nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou?

"Eu sou o cliente que nunca mais volta"!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda
ordem, para levar-me de novo à sua firma. Quando fui lá, pela primeira vez,
tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, um
pouco mais de "CORTESIA".

"CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU
DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR".

sexta-feira, 17 de abril de 2009

como fazer o cliente escolher sua marca

Pessoal,

Num post passado, eu falei sobre preço X marca e hoje vou falar um pouco de ações que fazem com que você seja escolhido pela marca e não pelo preço.

Para que seus produtos sejam comprados pela marca ele deve ser objeto do desejo. ele deve ser a referência do mercado. Os clientes devem tê-lo como o ítem a ser comparado.

Para isso é necessário se tomar algumas ações de Marketing para divulgá-lo entre os formadores de opinião. Mas mais importante que isso, é ter qualidade, porque isto que vai fazer as pessoas voltarem a comprar e indicarem a outros.


Seus produtos são indicados? Seus clientes retornam? Te indicam? Conta para nós.

terça-feira, 7 de abril de 2009

dica de português

Pessoal,

Segue uma dica boa para as dúvidas referentes à nova ortografia, afinal, nada pior do que uma apresentação, proposta ou mesmo um email com português errado.

Clique aqui e veja.

Fala ae o que você achou.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O QUE VALE MAIS NA SUA EMPRESA, A MARCA OU SEUS PRODUTOS?

Achei este questionário em um blog de marketing de relacionamento e achei interessante:

você deve fazer a seguinte pergunta para os seus clientes referentes a todos os produtos que você comercializa:

Você compraria o produto da concorrência por R$ 150,00 em vez do nosso por R$ 250,00?

Segue o gabarito para acompanhar:

(1) Sim, sem dúvida
(2) Só se o preço do produto fosse mais barato
(3) Não sei
(4) Não, apesar da proposta ser tentadora
(5) Nunca

Gabarito:

(1) PRODUTO
(2) PRODUTO
(3) VALEM O MESMO
(4) MARCA
(5) MARCA

Nos casos 1 e 2 o cliente valoriza o produto em si, portanto, se os dois forem semelhantes, ele vai no mais barato.

No 3 os dois tem o mesmo peso na decisão do cliente, portanto ele fica indeciso frente a uma dúvida dessa.

Nos casos 4 e 5 o cliente compra a sua marca, a sua qualidade e não o produto que você vende.

O ideal é que seus clientes estejam na posição 4 e 5 e nos próximos posts vamos falar um pouco de como conseguir este resultado ideal.

E na sua empresa, o que seus clientes respondem? já pensou em fazer esta pergunta para seus funcionários?

quarta-feira, 1 de abril de 2009